HIV
Definição: a síndrome da Imunodeficiência adquirida(AIDS) é o estágio final da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana(HIV).A AIDS caracteriza-se por severa imunosupressao com diversas manifestações clínicas, incluindo infecções oportunistas, neoplasias e degeneração do sistema nervoso central.
Diferença entre HIV e AIDS
HIV é o vírus da imunodeficiência humana. Aids é o nome do conjunto de manifestações clínicas causada por esse vírus. O HIV é um vírus que pode ficar encubado em nosso organismo e não se manifestar. Porém, se nossa imunidade tiver uma baixa, por fatores externos (mudanças de temperaturas, alimentos, acidentes), ou internos (mudança de metabolismo, alta ou baixa hormonal), pode vir a desencadear sua Síndrome.
História:
É provável que o vírus do HIV tenha vindo pelo contato com o macaco que tem o vírus SIV (há variações de teorias de como teria ocorrido, como testes científicos, rituais religiosos de algumas tribos africanas em que o macaco era sacrificado e os integrnates bebiam seu sangue ou pelo ato de zoofilia). Depois de o vírus ter infectado o ser humano, sofreu mutações genéticas.
Ele foi primeiramente isolado e identificado em 1983, na França e nos EUA.
Transmissão
O HIV pode ser encontrado em fluídos corporais como o sangue, esperma, fluido vaginal, saliva, lágrima e suor. Isso não significa que a transmissão ocorra por intermédio de todos eles. Os principais meios de disseminação do HIV são: transmissão sexual, transmissão através do sangue e seus produtos e transmissão materno infantil.
Transmissão Sexual
A via sexual é o meio mais comum de transmissão do HIV, incluindo as relações anais e orais. O risco da mulher adquirir o HIV através de relação sexual vaginal é cerca de 20 vezes maior do que o risco de um homem ser infectado pela mesma via.
A concomitância de menstruação ou sangramento de outra fonte durante a relação sexual aumenta o risco de transmissão do HIV. Outros fatores