HIV - Papilomavírus Humano
Este projeto de pesquisa tem como objetivo demonstrar o que é o Papilomavírus Humano (HPV), detalhando as características deste vírus. Explora-se através deste as informações disponíveis a respeito dos meios mais comuns de transmissão da doença, quais as evidências que levam ao diagnóstico e como a anatomia dos órgãos sexuais contribui para tal, quais os sintomas apresentados pelos indivíduos infectados e possibilidade deles serem assintomáticos, os meios de tratamento que podem ser adotados e no que conquista a vacina contra o HPV e como se dá a essa campanha no Brasil, juntamente com orientações de como se precaver contra o contagio dessa enfermidade.
Os Papilomavírus Humanos são vírus da família Papillomaviridae, e compreende uma diversidade grande de subtipos. Seus nomes populares são: Cavalo, Cavalo de crista, Crista de galo, Figueira, Jacaré, Jacaré de crista ou couve-flor.
É a doença sexualmente transmissível mais frequente no mundo e apresenta um amplo espectro de manifestações, desde a infecção assintomática até o carcinoma invasivo. Estes vírus infectam células epiteliais e têm a capacidade de causar lesões na pele ou mucosas, as quais são chamadas de papilomas. Estima-se que entre 25% e 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial esteja infectada pelo HPV.
1. TRANSMISSÃO
A transmissão se dá predominantemente por via sexual, contudo, gestantes infectadas pelo HPV podem transmitir o vírus para o feto durante a gestação ou no momento do parto. Há também a possibilidade de transmissão durante o contato íntimo de pele com pele entre pessoas em que pelo menos um esteja infectado, e com superfícies hospedeiras do vírus.
2. DIAGNÓSTICO
As características anatômicas dos órgãos sexuais masculinos permitem que as lesões sejam mais facilmente reconhecíveis. Nas mulheres, porém, elas podem espalhar-se por todo o trato genital e alcançar o colo do útero, uma vez que, na maior parte dos casos, só são