HIV AIDS
AIDS – Quer dizer síndrome de imunodeficiência adquirida. Síndrome é a associação de vários sintomas que permitem identificar a doença. Imunodeficiência é um enfraquecimento importante do sistema imunológico, significa que, fraca, as pessoas podem pegar muitas doenças. Adquirida porque a pessoa não nasce com ela, mas a pega ao entrar em contato com o vírus da AIDS, o HIV.
HIV – O VIRUS
O HIV é o vírus que faz o corpo ficar fraco, possibilitando a ocorrência de diversas doenças oportunistas, que se aproveitam da situação de fraqueza das pessoas. Quando está fora do corpo humano o vírus da AIDS morre logo.
No entanto, devido à AIDS, estas infecções eventualmente causam a morte porque o corpo não consegue defender-se, e acaba por ser atacado por infecções oportunistas e/ou por tumores.
Como isto ocorre?
O vírus da AIDS não se espalha pelo ar, pela comida, ou por contato social casual como um aperto de mão ou abraço. É transmitido somente por contato direto e/ou troca de sangue ou fluidos corporais de uma pessoa infectada com os de outra pessoa. Esta mistura pode ocorrer:
- durante atividade sexual sem proteção
- ao dividir agulhas
- através de mãe infectada com HIV
- transfusão de sangue
Os seguintes grupos tem um alto risco de infecção do HIV e possivelmente podem desenvolver AIDS:
- homens homossexuais ativos
- homens bissexuais e seus parceiros
- usuários de drogas intravenosas e seus parceiros sexuais
- pessoas que dividem agulhas(para uso de drogas, tatuagens, ou aplicação de piercing)
- heterossexuais com mais de um parceiro sexual
- pessoas que receberam transfusões de sangue ou produtos de sangue, especialmente aqueles que receberam transfusões de emergência de sangue não examinado e pessoas que receberam transfusões em países onde o sangue não é rigorosamente examinado.
- pessoas que tiveram relações com parceiros infectados com HIV
- bebês que nasceram de mães infectadas com HIV
Quais são os