hitoria dos supermercados
Os supermercados estão presentes em todos os lugares, sendo de extrema importância para a sociedade e a economia comercial. A geração de empregos, capital, tecnologia, alta produção, inovação nos produtos e filiais em locais diferentes são alguns fatores característicos no processo de evolução desse setor, que tem como papel principal a aproximação ao consumidor e o desenvolvimento econômico e produtivo.
O presente artigo analisa o processo de trabalho dessa classe econômica e como conseguiu espaço no mercado e para sua elaboração foi utilizada a pesquisa bibliográfica. Constaram de materiais como livros, Internet, arquivos em PDF, periódicos e teses de mestrado e doutorado.
Sua subdivisão está conforme a seguinte estrutura: o primeiro subtítulo mostra um breve conceito dos supermercados e os métodos eficazes que os proprietários desses estabelecimentos utilizam para aproximar-se dos clientes. O segundo subtítulo esclarece o real surgimento dessa rede a nível mundial, ocasionado pela crise econômica de 1929 nos EUA. Já o terceiro subtítulo menciona a imagem supermercadista no Brasil, detalhando cada década, desde 1950 até os dias atuais.
Por fim, o último subtítuloconclui respondendo a seguinte pergunta: quais os fatores que contribuem para o desenvolvimento dos supermercados frente à economia comercial?
2. O QUE SÃO OS SUPERMERCADOS?
MORABITO et al. (2009, p.01) definem um conceito claro e objetivo para os supermercados: “Os supermercados são empresas varejistas, ou seja, representam o último elo da cadeia entre um produto e seus consumidores finais, vendem proeminentemente alimentos perecíveis dispostos em formato para autoatendimento (self service) e dispõem de caixas para pagamentos
(checkouts) na saída, tratando-se, portanto, de autoserviço.”
O setor supermercadista é um fator que vem apresentando qualidade, inovação e dinamismo. Seus investimentos são trabalhados para melhor atender os gostos do consumidor,