Histórico Politico e Social de Buriti Alegre-GO
O município de Buriti Alegre está localizado no Sul Goiano, sendo pertencente à micro região do Meia Ponte, vertente do Paranaíba, 360º, Sul do estado de Goiás, às margens da GO 210. Faz parte do Estado de Goiás, com cerca de 900 km² de área. Têm os municípios de Itumbiara, Goiatuba, Morrinhos, Água Limpa, Corumbaíba e Tupaciguara (MG) como aqueles limítrofes.
Buriti Alegre fica a 192 km de Goiânia, Capital do Estado de Goiás, pelo acesso a (Goiânia, Bela Vista, Piracanjuba e Morrinhos) e a 305 km de Brasília, Capital Federal, pelo acesso a (Brasília, Cristianópolis, Caldas Novas, Marzagão e Água Limpa). Possui uma altura de 620 metros, e localidade geográfica 49º02'38'' de longitude e 18º08'38'' de latitude, numa densidade demográfica 10,8. A topografia apresenta-se com partes plana e parte montanhosa.
Encravado na bacia fluvial do Paranaíba, o município é banhado por diversos rios, destacando-se o Paranaíba e seu afluente Corumbá, constituindo assim a cabeceira-mor do Paraná e o rio Piracanjuba, que deságua no rio Corumbá.
Possui uma população de aproximadamente 9.057 habitantes sendo, 4.599 do sexo masculino e 4.458 do sexo feminino. Possui uma densidade populacional de quase 10.06 habitantes por Km², segundo o IBGE.
Segundo POLACIN, a forma de criação das vilas, arraiais e povoados em Goiás surgia em sua grande maioria, das vias auríferas e das paradas para pousos, devido à extração de ouro na região, e principalmente da posição geográfica entre Minas Gerais e Mato Grosso. Os Bandeirantes estavam à busca de ouro, principalmente nas regiões mais afastadas, qual era um dos principais produtos de exportação da economia brasileira. (POLACIN, 1986 p.13-14).
Na ATA DOS TRABALHOS DE CONSELHO MUNICIPAL DA VILA DE BURITI ALEGRE, consta que em 1910 a Sra. Maria Teixeira, devota de Nossa Senhora D’Abadia fez a promessa de construir uma Capela em homenagem à santa que erege a sua fazenda, “Fazenda Buriti”, situada às margens do Córrego das