Histórico madeireiro
Vemos aqui que desde cedo Curitibanos já despertava o interesse de muitas pessoas de virem para cá, se instalarem e se aproveitarem de uma matéria prima predominante na área, a madeira, porém assim como na evolução histórica também houve desenvolvimentos tecnológicos, por exemplo, o que antes na década de 40 era uma serraria movida a água e cortava pouca madeira, hoje já se desenvolveu bastante no mesmo ritmo da tecnologia com maquinários muito mais desenvolvidos, tendo agora uma demanda muito grande de madeira assim como de empresas. No setor industrial, também houve a criação de novas empresas, sendo a maioria envolvida com o ramo madeireiro, o beneficiamento da madeira é ainda a principal atividade, seja para a produção de laminados ou de cabos, entre outras. Dificilmente há alguma empresa que trabalhe na agregação de valor desta madeira extraída e por este motivo à indústria de Curitibanos, com algumas raras exceções de grandes empresas, tem merecido destaque por favorecer o desenvolvimento da cidade.
Apesar de Curitibanos ter uma grande quantidade de matéria prima, a madeira, existem raras exceções de empresas de grande porte ou que possam se aproveitar bem desta matéria proporcionando assim o desenvolvimento da cidade. Porém a muito tempo atrás a exploração da madeira na região venho a causar a falta de pinheiro, que era e é uma das melhores madeiras.
Segundo o portal da Prefeitura Municipal de Curitibanos: “Em meados de 1.960 a decadência da madeira começou a acontecer. Iniciou-se o esgotamento da matéria-prima: a madeira e como as principais indústrias dependiam dela, a situação econômica de Curitibanos começou a