Histórico do 5S
O programa 5S consolidou-se no Japão a partir de 1950. O 5S é um conjunto de técnicas desenvolvidas e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar. No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.
Esse programa pode ser conhecido com outros nomes, porém 5S é o mais utilizado e vem das iniciais das cinco técnicas que o compõe:
Seiri - organização, utilização, liberação da área;
Seiton - ordem, arrumação;
Seiso - limpeza;
Seiketsu - padronização, asseio, saúde;
Shitsuke - disciplina, autodisciplina.
Em maio de 1991, o programa 5S foi lançado formalmente no Brasil, visando criar um ambiente adequado para a implantação da Qualidade Total -TQC.
Muitos dos conceitos da qualidade total se fundamentam na teoria da melhoria contínua (Kaizen: Kai, mudança e Zen, para melhor), pois a QT é um processo e não um fato que possa ser considerado concluído. Numa primeira etapa é necessário estabelecer a ordem para então buscar a QT. Para estabelecer a ordem usamos o 5S. Alguns objetivos desse programa são: melhoria do ambiente de trabalho; prevenção de acidentes; incentivo à criatividade; redução de custos; eliminação de desperdício; desenvolvimento do trabalho em equipe; melhoria das relações humanas; melhoria da qualidade de produtos e serviços.
Melhorar a habilidade das pessoas;
Tornar o local de trabalho melhor;
Promover o trabalho em equipe para melhorar o relacionamento das pessoas;
Construir um local de trabalho de felicidade clara, nítida e que brilhe, para que seja atraente a todos que trabalham nele;
Tornar a empresa melhor para todos.
É um processo com cinco grandes passos que ajudam a organizar melhor trabalho.
É um programa que busca tornar o dia a dia na empresa mais tranqüilo;