Histórico das ações realizadas pela empresa Pirelli
5.1. Histórico.
- Breve histórico das ações realizadas pela empresa e seus produtos, incluindo análise dos materiais desenvolvidos e avaliação dos resultados das ferramentas utilizadas (mix promocional).
Década de 1910
A comunicação da Pirelli se iniciou em 1913, com anúncios impressos para a revista Touring Club. Mas foi só em 1917 que a Pirelli deu o seu primeiro depoimento, junto a anúncios desenhados por Duccio Codognato, caracterizados com cores da bandeira da Itália, país de origem da marca.
Década de 1940
A Pirelli publica, de 1948 até 1972, quinzenalmente, a revista “Pirelli: Rivista di informazione e tecnica", que se afirma como um modelo de integração entre a cultura técnica, científica e humanística.
Década de 1950
A década se iniciou com Lucia Bosé na Revista Pirelli, mostrando a mala de couro sintético pela Pirelli SAPSA. Dois anos mais tarde, em 1952, Marilyn Monroe aparece na mesma revista, vestindo “Pirelli’s Revere”, um traje branco.
Mas a Pirelli foi além do mundo da impressão, abrindo espaço para personalidades do esporte e show business. A primeira estrela esportiva no firmamento da Pirelli foi o vencedor da medalha de prata Nino Farina, seguido em '52 e '53 por Alberto Ascari, que ganhou o campeonato ao volante de um Ferrari 500 F2, equipado com pneus Pirelli Stelvio.
Na metade da década, a Pirelli lança seu novo pneu radial “Cinturato”, que garantia boa aderência. Concorre decisivamente para a estabilidade da banda de rodagem uma cinta em toda a periferia do pneu (daí o nome do radial da Pirelli ser Cinturato). Em 1957, o piloto argentino Juan Manuel Fangio, por muito tempo associado aos pneus Pirelli, foi fotografado para a campanha “Extraordinario” para os novos pneus “Cinturato”.
Década de 1970
Em meados dos anos setenta a Pirelli inventou o pneu de baixo perfil, chamado P7, uma das invenções mais significativas depois do radial Cinturato, presente não só nas corridas, mas agora no mercado de massa.
Década de 1990
A década