Histórico da Segurança do Trabalho
Curso Técnico de Segurança do Trabalho
PASST – Legislação
Lucas Fagundes Lana, 2013/234
Barra Mansa
2014
TRABALHO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
Pesquisar e apresentar um histórico da segurança do trabalho a partir da Pré-história, seguindo pela Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, início do Século XX e a influência da Revolução Industrial;
História da legislação de segurança no trabalho no Brasil.
HISTÓRICO DA SEGURANÇA DO TRABALHO: A Ordem Cronológica
PRÉ-HISTÓRIA
Até 4000 a.C.
Apesar da escassez de relatos nesse período ao que diz respeito à segurança, e ainda menos quando trata-se de segurança do trabalho, pode-se dizer que a história da segurança do trabalho começa com a informação mais antiga sobre a preocupação com a segurança do trabalho que está registrada num documento egípcio, o papiro Anastacius V fala da preservação da saúde e da vida do trabalhador e descreve as condições de trabalho de um pedreiro da época. Também no Egito, no ano 2360 a.C., uma insurreição geral dos trabalhadores, deflagrada nas minas de cobre, evidenciou ao faraó a necessidade de melhorar as condições de vida dos escravos.
IDADE ANTIGA OU ANTIGUIDADE
Entre 4000 a.C. e o ano de 476
Em Aproximadamente 20 d.C., o Império Romano aprofundou o estudo da proteção médico-legal dos trabalhadores e elaborou leis para sua garantia. Os pioneiros do estabelecimento de medidas de prevenção de acidentes foram os oficiais romanos Plínio e Rotário, que pela primeira vez recomendaram o uso de máscaras para evitar que os trabalhadores respirassem poeiras metálicas.
Também, na civilização Greco-Romana, Aristóteles (filósofo grego) cuidou das enfermidades dos mineiros e tentava evitá-las.
Hipócrates (grego, considerado o pai de medicina) viveu entre 460 a 370 antes de Cristo. Ele é considerado um dos homens mais importantes na história da medicina. Foi pioneiro em muitas