Histórico da computação
HISTÓRICO DA COMPUTAÇÃO
TRABALHO DE INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
AL BORRALHO
RIO DE JANEIRO
FEVEREIRO-2010
1-INTRODUÇÃO A necessidade de efetuar cálculos trabalhosos conduziu o homem para a invenção de aparatos que ampliaram sua capacidade aritmética. Hoje, entretanto, além de utilizarmos tais aparatos para resolver problemas matemáticos, usamos o computador para armazenar dados, editar textos, gerenciar redes de comunicação, manipular imagens, sons, e outros tipos de arquivo digital. Assim, o que se entendia por “computador” ganhou um significado muito mais abrangente. O computador do século XXI é uma ferramenta poderosa devido, em grande parte, a simplicidade de interface que os sistemas operacionais e linguagens de programação exibem atualmente. Em virtude do desenvolvimento da Ciência da Computação, novas áreas do conhecimento surgiram e outras, antigas se desenvolveram. Este trabalho tem por objetivo explicitar os fatos mais relevantes e sintetizar a evolução da computação através do tempo.
2-DO ÁBACO AOS COMPUTADORES ELETRÔNICOS 2.1-Engenhos não-programáveis Há mais de 5500 anos, surgiu, na Mesopotâmia, um instrumento de cálculo manual, baseado no sistema decimal, que ficou conhecido como Ábaco.
[pic]
Muito depois,em 1642, o filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal inventou a Pascaline, primeira calculadora mecânica, capaz de realizar as operações básicas de soma e subtração. Mais tarde,em 1820, Charles Xavier Thomas inventou a Arithmomet, a primeira maquina capaz de realizar as quatro operações básicas.
[pic] 2.2-Engenhos programáveis (o princípio)
Em 1801, o francês Joseph Marie Jacquard inventou um tear mecânico programado por meio de cartões perfurados.O padrão de buracos no cartão criava os desenhos no tecido por meio do controle da maneira pela qual os fios eram levantados ou