história
Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março
Prova Escrita de História A
12.º Ano de Escolaridade
Prova 623/2.ª Fase
8 Páginas
Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos.
2011
Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.
Não é permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deve riscar de forma inequívoca aquilo que pretende que não seja classificado.
Escreva de forma legível a numeração dos grupos e dos itens, bem como as respectivas respostas. As respostas ilegíveis ou que não possam ser identificadas são classificadas com zero pontos.
Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se apresentar mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas é classificada a resposta apresentada em primeiro lugar.
As cotações dos itens encontram-se no final do enunciado da prova.
Prova 623 • Página 1/ 8
GRUPO I
AFIRMAÇÃO DA ORDEM E DAS IDEIAS CONSERVADORAS NO ESTADO NOVO
Mensagem do presidente Óscar Carmona à Assembleia Nacional, na abertura da 1.ª sessão legislativa do Estado Novo (11/01/1935)
1
5
10
15
20
25
30
Em quase todo o período decorrido de Outubro de 1910 a Maio de 1926, as divisões e lutas internas, que aliás vinham já de longe, mas se enraizaram e intensificaram no novo regime, agravavam cada vez mais a situação de Portugal. O espírito de facção, de intolerância, de anarquia, começando mal-avisadamente por ferir as crenças dos portugueses, tornara instável a chefia do Estado, minara a força dos Governos, desordenara a administração, desorientara a economia, e tendia a arruinar a Nação, arriscando perigosamente o seu destino. […]
Continuaram desde então a agravar-se as calamidades nacionais, e a consciência pública reclamou por fim, como caso extremo de salvação, que o exército, única força ainda organizada na desorganização geral, tomasse sobre si banir da governação as engrenagens partidárias e criar as condições de governo