História
Localização da Mesopotâmia Localizava-se entre os rios Tigres e Eufrates. Limitava-se ao norte com as montanhas da Armênia, ao sul com os desertos da Arábia, a leste com o Planalto Persa e a oeste com os desertos da Síria. Apresentava duas regiões bem distintas : a Caldéia (sul) e a Assíria (norte).
Características Regionais A Assíria é uma região quente e seca, com vegetação escassa. E a Caldéia, tinha pântanos e terrenos alagados pelas enchentes dos rios Tigres e Eufrates, essas enchentes eram violentas e menos regulares que as do Nilo, tornando assim mais difícil o aproveitamento da irrigação natural.
Povoamento
Por volta do ano 3000a.C., o povo semita entrou na região, mas é muito difícil determinar os povos que lá viveram. E também era difícil a longa duração de um grupo sobrevivendo na Mesopotâmia.
As Principais Cidades dos Sumérios As primeiras cidades dos Sumérios eram : Quisk, Ur, Uruk, Lagash, Eridu e Nipur. Cada cidade era governada por um sacerdote que representava o povo, auxiliado por um conselho de anciãos.
A Presença do Governante para a Simpatése Essa forma de governo evoluiu para uma espécie de autocracia, chefiada pelo Patesi (controlava as instituições civis e religiosas e comandava o exército).
O Primeiro Império Mesopotâmico - Localização Das orlas do Deserto da Arábia, esses povos fundaram algumas cidades as margens do Tigre , como Acad. Sargão, seu rei, conquistou e unificou todas as cidades sumérias por volta de 2330 a.C., criando assim o 1º Império Mesopotamico.
O Primeiro Império Babilônico - Hamurábi Hamurabi ampliou o Império através de conquistas territoriais, dominando o Reino de Mari, conquistando a Assíria e estendendo suas fronteiras até o Golfo Pérsico. Mas ele foi principalmente o responsável pelo primeiro código de leis : o Código de Hámurabi, que deu ao império uma administração eficiente, transformou a língua acádia em oficial e elevou Marduck, deus da Babilônia, à posição de primeiro