História
História
HISTÓRIA
01. No antigo Egito e na Mesopotâmia, assim como nos demais lugares onde foi inventada, a escrita esteve vinculada ao poder estatal. Este, por sua vez, dependeu de um certo tipo de economia para surgir e se desenvolver. Considerando as afirmações acima, explique as relações entre:
a) escrita e Estado;
b) Estado e economia.
Resolução:
a) Para os Estados Teocráticos Orientais vinculados diretamente as culturas hidráulicas o domínio da escrita era fundamental para o controle nas cobranças de impostos e para garantir a submissão de toda a população. Dentro deste contexto havia a importante, senão fundamental, colaboração dos sacerdotes e seus textos nas justificações divinas de seus líderes.
b) Nas civilizações da Antiguidade Oriental (Egito e Mesopotâmia) o Estado era considerado o dono das terras, responsável pela construção dos grandes templos e das importantes obras hidráulicas, como, os canais de irrigação, represas e diques.
A economia então dependia do trabalho coletivo de toda população (servidão coletiva) que, em troca do uso da terra (de domínio estatal) ela deveria entregar aos depósitos do estado o excedente da produção.
02. Antes de o luteranismo e calvinismo surgirem, no século XVI, e romperem com a unidade do cristianismo no ocidente, houve, na
Baixa Idade Média, movimentos heréticos importantes, como o dos cátaros e dos hussitas, que a Igreja Católica conseguiu reprimir e controlar. Explique:
a) como a Igreja Católica conseguiu dominar as heresias medievais?
b) por que o luteranismo e o calvinismo tiveram êxito?
Resolução:
a) Além de todo aparato ideológico monopolizado pela Igreja Católica, detentora da palavra e do saber na Idade Média, o controle e a repressão de heresias servia-se também da Santa Inquisição para tais propósitos. Criada durante a Baixa Idade
Média, justamente com o objetivo de enfrentar a disseminação da heresia cátara no sul da França, a Santa Inquisição atuou