história
Teoria racista do séc. xix e o nazismo alemão do séc. xx
Assinar para acessar o trabalho completo
Enviado por aaallliiinnneee, abril 2013 | 2 Páginas (374 Palavras) | 86 Consultas |
4.5 12345
| Denunciar |
Envie
Teoria Racista do séc. XIX e o nazismo alemão do séc. XX
O racismo pode ser definido como uma ideologia que busca explicar o comportamento humano pela sua origem racial. Do ponto de vista político,o racismo visa promover a crença da superioridade de uma raça sobre as demais. O ódio e o temor ao outro _ etnicamente diferente, sempre foram um comportamento da consciência humana.
O racismo aolongo dos séculos, foi uma ideologia informe e sem grande impacto político. No século XIX, o racismo foi fortalecido pelo mito do arianismo. Adquirindo uma poderosa dimensão político social.
No séculoXX, o racismo tornou-se após a Primeira Guerra Mundial _ 1914/1918, um fenômeno essencialmente político. São três as razões do racismo contemporâneo:
* O estudo cientifico das raças;
* Aexaltação do nacionalismo;
* O misticismo imperialista.
O nacionalismo e o imperialismo contribuíram para a difusão dos ideais racistas. Inúmeros foram os teóricos que formularam as bases intelectuais doracismo:
• Johann gottlieb Fichte _ para o pensador germânico, somente o povo alemão, graças a uma identidade “ sangue, solo e língua” teria condições de pensar.
• Josef Auguste Gobineau _ formuloua teoria do arianismo, ou seja, a superioridade do loiro caucasiano.
Todos os apologistas do racismo apropriando-se indevidamente da “ Teoria da Seleção Natural” de Darwin, justificaram suas idéiasa partir do conceito da “ Supremacia da raça mais apta.”
Os etnólogos do século XIX propuseram que todos os povos europeus de raça branca eram descendentes do antigo povo ariano.
Diversascorrentes européias, de caráter nacionalista e colonialista da época abraçaram essa idéia, mas nenhuma outra com a ênfase e alcance emprestado pelo Partido