História
As críticas do movimento ao Antigo Regime eram em vários aspectos como:
- Mercantilismo.
- Absolutismo monárquico.
- Poder da igreja e as verdades reveladas pela fé.
13 - O que o iluminismo defendia?
Defendia a liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.
O Antropocentrismo, ou seja, o avanço da ciência e da razão. O predomínio da burguesia e seus ideais.
14 - O que foi a reforma protestante? Quem foi Martin Luterro e João Calvino?
Reforma protestante foi o movimento político sob disfarce religioso, ou seja, luta das classes abastadas, principalmente os novos proprietários rurais capitalistas, contra monopólios altamente lucrativos da Igreja Católica Apostólica Romana.
Martin Luterro foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da igreja Católica. Afixou na porta da Igreja de Wittenberg as 95 teses que criticavam vários pontos da doutrina.
João Calvino foi um importante professor e teólogo cristão de nacionalidade francesa. Calvino teve um papel histórico fundamental no processo da Reforma Protestante. Foi o iniciador do movimento religioso protestante conhecido por Calvinismo.
15 - Quem foi Montesquieu? O que era o sistema de freios e contrapesos?
Mostesquieu foi um importante filósofo, político e escritor francês. É considerado um dos grandes filósofos do iluminismo. Ele foi o responsável por explicar, sistematizar e ampliar a divisão dos poderes que foram anteriormente estabelecidas por John Locke. Acreditava também que, para afastar governos absolutistas e evitar a produção de normas tirânicas, seria fundamental estabelecer a autonomia e os limites de cada poder.
O sistema de freios e contrapesos consiste na contenção do poder pelo poder, ou seja, cada poder deve ser autônomo e exercer determinada função, porém o exercício desta função deve ser controlado pelos outros poderes. Assim, pode-se dizer que os poderes são independentes, porém