História
SHIRLENE BEMFICA DE OLIVEIRA (Instituto Federal Minas Gerais – Ouro Preto)
VANDERLICE DOS SANTOS ANDRADE SÓL (Instituto Federal Minas Gerais – Ouro Preto)
Abstract: Os estudos sobre o uso de portfólios na sala de aula de Língua Inglesa revelam características importantes do processo de ensino/aprendizagem, possibilitando aos alunos e ao professor uma avaliação processual, que pode levar à reflexão e ao desenvolvimento da autonomia do aprendiz. A literatura especializada no estudo de avaliação mostra que o uso de portfólios permite ao aprendiz um maior grau de envolvimento em sua aprendizagem e avaliação e ao professor uma possibilidade de re-significação da prática. A criação de instrumentos de avaliação não é uma tarefa fácil, pois “a avaliação perfeita, justa e correta não existe” (Doll, 2000, p.40), mas ela pode ser bem eficiente se as formas de avaliar atenderem ao estabelecimento de objetivos claros, critérios coerentes, conhecimento de limitações, etc. Este é um estudo de caso de natureza qualitativa que visa investigar as percepções de alunos e professores do ensino médio e técnico de uma instituição pública de ensino sobre o uso de portfólios como instrumento de avaliação do aprendizado de língua inglesa. Os dados foram coletados por meio de portfólios, entrevistas semi-estruturadas com os alunos e professores. Os resultados apontam para a necessidade de implementar formas de avaliar mais diversificadas e processuais.
Keywords: língua estrangeira, avaliação, portfólios, aprendizagem, formação de professores
1 Introdução
Mas dentro deste universo não dá pra desistir não. É manter uma postura de trabalho e lutar, arregaçar as mangas e ir (Mariana).
Sabemos da importância da avaliação no processo de ensino/aprendizagem. É ela que possibilita ao aluno a aprender e o professor, a ensinar (Perrenoud, 1999). É pelo processo de avaliação que determinamos quanto e em que