História
Departamento de História
Campus de Cáceres
Disciplina: História do Brasil 1
Docente: Prof° Otávio
Discentes:
História do Brasil 1
30/09/2013
1) Como o grupo enquadra a obra citada acima? História Social, história Cultural ou História econômica? Justifique sua resposta.
A obra se enquadra na História Social, pois trata o homem no meio social, suas ações e as conseqüências das mesmas, enfim, estuda o comportamento do homem inserido nos grupos sociais.
2)Como a autora trabalha o conceito de sertão neste capítulo? Dê exemplos.
No texto a autora nos mostra várias definições de sertão e dentre elas podemos destacar:
A concepção da autora quando ela diz “O termo Sertão que significa o interior desconhecido, selvagem e mítico da colônia, pode ser considerado como um dado pré-existente à colonização, ou ainda como o negativo do processo de povoamento e urbanização” (pg 51)
Segundo Daniel Nordman, “ Espace étendu é um conceito que se opõe a território, podendo ser definido como um”repositório flexível e indefinido no qual entidades geográficas e sociais se formam e distribuem” e também pode ser descrita como uma superficie de contornos imprecisos, mas continua e homogenea – e, na perspectiva do colonizador, como uma folha em branco sobre a qual virão se inscrever as marcas da dominação.” (pg52)
Segundo o dicionário de Bluteau o sertão é uma região distante do mar. Pg (52)
Para Antônio Moraes da Silva o sertão é o interior, o coração das terras, é mato longe da costa. (pg 52)
Na capitania de Minas Gerais o naturalista August de Saint Hilaire no século XIX designou os sertões visitados por ele como “desertos”. (pg 52)
O dicionário Littré fala que o sertão é “um lugar deserto não apenas desabitado, mas oferece ao espírito algo de selvagem apartado de toda cultura e civilização. (pg 53)
Nas primeiras décadas do século XIX, o termo sertão figurava nos dicionários franceses.