História
1 – Segundo o autor do texto, quais eram, para Durkheim, os objetivos da sociologia?
Sociologia deveria ter ainda por objetivo comparar as diversas sociedades. Constituiu assim o campo da morfologia social, ou seja, a classificação das espécies sociais. Durkheim considerava que todas as sociedades haviam evoluído da forma social mais simples, igualitária, reduzida a um único segmento onde os indivíduos se assemelhavam aos átomos. Desse ponto de partida, foi possível uma série de combinações, das quais originaram-se outras espécies sociais identificáveis no passado e no presente, tais como os clãs e as tribos.
2 – Como o texto descreve fato social, segundo a visão de Durkheim?
O fato sociail é o principal objeto de estudo da Sociologia. É a razão da nossa organização social, ele rege o agir e pensar de um indivíduo. A Sociologia analise sobre o fato social como “coisas”, tal qual a biologia analisa plantas e animais. O fato social age sobre o individuo independentemente das vontades pessoais da pessoa em questão. A ação coercitiva de um fato social autoriza ou impede o indivíduo de fazer algo. Que se opõe a esse poder é reprimido naturalmente. Por exemplo uma fábrica que decide manter os métodos de produção do século passado está condenada à falência.
3 – Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?
Deve ignorar suas convicções, valores, emoções, preceitos e ideais. Libertar-se de todas as influências ideológicas, religiosas, éticas e sociais que regem a sua vida. De forma a observar e analisar o fato social friamente, quase como uma máquina livre de qualquer emoção.
4 – Que lei geral Durkheim estabelece para a evolução das espécies sociais?
No contexto histórico do século XIX, pode-se perceber que se encontrava em convulsão, havia muito questionamento, valores tradicionais eram rompidos e novos surgiam, muita gente vivendo em condições miseráveis,