história
1-Explique a distinção feita por Kant entre o uso publico e o uso privado da razão.
2-Relacione a distinção tratada acima com o papel do ''sábio'' conforme definido por Kant.
3-Explique a frase de Marx ''A sociedade burguesa é muito estreita para conter suas próprias riquezas.''
4-Qual a relação com a frase acima e a ideia de que a missão do proletariado seria '' destruir todas as garantias e seguranças da propriedade individual'' ou seja acabar com a propriedade privada.
5-Você concorda ou discorda das ideias tratadas nas questões 3 e 4? Por quê?
01- Kant fala que o homem precisa de liberdade para se esclarecer. E isso está diretamente ligado com o uso público da razão. O uso público da razão é quando o homem tem liberdade, e a partir dai ele pode fazer uso de sua razão diante de um público. Só através da liberdade e do uso público da razão pode ocorrer o esclarecimento. O uso privado já é limitado o que atrapalha o homem no processo de esclarecimento. O uso privado da razão é quando um homem tem um cargo a ele confiado. O homem em um cargo público tem que ser neutro, ele pode até não concordar com as atitudes da instituição em que trabalha. Mas ele precisa obedecer, nesse caso ele fica limitado de raciocinar.
02-Um homem quando usa a razão diante de um público, ele pode ser chamado de ''sábio'' . O ''sábio'' tem o papel de levar a razão para outras pessoas, ou seja, espalhar o espírito de maioridade. Qualquer homem enquanto ''sábio'' tem a capacidade de fazer o uso público da razão e de criticar as instituições. O homem enquanto ''sábio'' pode espalhar a compreensão, levando uma profunda transformação. Para Kant esse processo é lento, para ele é historia é movida de forma lenta, tem que deixar as ideias rolarem.
03-Como Marx tenta relatar em seu texto, a sociedade burguesa surgiu de um processo mecânico. E a burguesia vive constantemente mudando os meios de produção e isso também muda as relações sociais. Mas essas mudanças nem