História
Gustavo Felipe de MORAES
RESUMO: O presente trabalho estuda a avaliação no contexto escolar e o modo como ela acontece ainda na maioria das instituições, bem como as influências que exerce na vida do educando. Para tanto são apresentados conceitos de avaliação de diferentes autores e os tipos mais comuns de avaliação encontrados em nosso meio. Apresenta também o papel social da avaliação numa proposta de integração e contribuição para emancipação com a perspectiva de sucesso para a aprendizagem do educando.
PALAVRAS-CHAVE: Avaliação, formativa, classificatória, aprendizagem.
1 Introdução
O presente trabalho objetiva debater de forma teórica a avaliação, a maneira como esta decorre no ambiente escolar observando seus tipos e formas bem como se a avaliação busca incluir o aluno no processo educativo ou excluir.
Para tanto, apresentará as pesquisas de diferentes autores que versam sobre o tema, fato que permite aprofundamento na compreensão das questões pertinentes ao estudo.
Devemos analisar a avaliação de aprendizagem como um instrumento de ensino importante para o professor analisar o desempenho do aluno e seu trabalho como educador, se auto-avaliando, pois é cobrado na avaliação o que foi ensinado.
A problematização central do tema em estudo reside justamente na busca de uma forma mais consciente de avaliar, a qual tenha como centro do processo o desenvolvimento integral do educando.
Buscando compreender e encontrar soluções possíveis para o problema em questão foi realizada a escolha do presente tema. Há necessidade de encontrar novas formas de avaliar o aprendizado do educando, formas essas, que já são bastante divulgadas e até mesmo constam na maioria dos planejamentos, no entanto, nem sempre são conhecidas ou utilizadas por todos em sua dinamicidade, complexidade e responsabilidade, ou seja, é divulgada em nível teórico, mas não na prática em sala de aula. Nesse sentido, é preciso compreender e aplicar uma