História
O texto abaixo trata da divisão da terra do grande Império Inca, que existiu na América andina entre os séculos XV e XVI, na mesma época do Império Asteca, fundado nas terras hoje pertencentes ao território do México. Os incas e os astecas foram alguns dos muitos povos que habitaram o continente que viria a ser chamar América. Isolados dos outros continentes, os povos da América constituíram diferentes tipos de sociedade – havia povos caçadores, agricultores e pescadores/coletores, entre outros.
Leia o texto abaixo e responda as questões:
O autor do relato abaixo, sobre a divisão da terra entre os incas, é o cronista peruano Garcilaso de La Veja (1539-1616), filho de pai espanhol e mãe inca.
[...] Tendo aumentado as terras, mediam todas as que havia em toda a província, cada aldeia por si e as repartiam em três partes, uma para o Sol, outra para o rei e outra para os nativos. Estas partes dividiam-se sempre com atenção para que os nativos tivessem o suficiente onde semear, que antes sobrasse do que lhes faltasse; e quando as pessoas da aldeia ou província cresciam em número, tiravam da parte do Sol e da parte do Inca para os vassalos; de maneira que não tomava o rei para si nem para o Sol, senão as terras que deveriam permanecer desertas sem dono [...]
Em: Anna Maria Martinez Corrêa, Manoel Lelo Bellotto(orgs.). A América Latina de colonização espanhola: antologia de textos históricos. São Paulo: Edusp/Hucitec,1979.p.14.
1) Como os incas dividiam suas terras? Quem eram os “nativos”? (Valor: 0,5)