História e paradigmas rivais
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS – LCH-2012
ÁREA: Sociologia DATA: 09/02/2013
DOCENTE: Anne Caroline
DISCENTE: Wellvaney José da Conceição
Introdução (Resumo)
A introdução cumpre com a função de apresentar a construção da Sociologia e por quais caminhos seguiu.
O autor Carlos Benedito Martins procura demonstrar de forma geral e objetiva o contexto histórico no qual se fez possível o surgimento, a formação e o desenvolvimento da sociologia.
Procura demonstrar que a sociologia, como ciência tensa e contraditória, sempre deu margem para diversas interpretações. Para algumas pessoas ela é uma poderosa arma a serviço da classe dominante, para outros serve de base teórica para os movimentos revolucionários, como, por exemplo, o marxismo.
O livro trata a sociologia como sendo resultado da compreensão de situações sociais novas provocadas pela sociedade capitalista. Porém adverte que a sociologia sempre foi algo maior que reflexões e teorias acerca da sociedade moderna. Esta ciência sempre teve aspirações e intenções práticas, desejando interferir nos rumos de nossa civilização.
A sociedade capitalista e os divergentes interesses econômicos e políticos que a constituem sempre foram inspiração na formação do pensamento sociológico.
Portanto o autor procura discutir e analisar, até que ponto a sociologia se compromete nos embates de tal sociedade e em que medida seus conceitos e teorias são responsáveis em manter ou alterar as relações de poder e dominação existentes na sociedade.
CAPÍTULO I
(Resumo)
O Surgimento
Relata que a sociologia iniciou nas manifestações do pensamento moderno que era uma crítica ao pensamento feudal, e essa estava entrado em decadência, e isso mostrava uma profunda mudança da mentalidade europeia. Essas revoluções mexeram profundamente no imaginário do povo europeu