História e literatura
Tempo / Espaço / Ação
O tipo de ambiente predominante é físico. Foram encontradas algumas descrições interessantes, a que mais nos agradou foi: “A Ilha de”... É tão pitoresca como pequena. A casa da avó de Filipe ocupa exatamente o centro dela. A avenida por aonde iam os estudantes a divide em duas metades, das quais a que fica à esquerda de quem desembarca, está simetricamente coberta de belos arvoredos, estimáveis, ou pelo aspecto curioso que oferecem. A que fica à mão direita é mais notável ainda; fechada do lado do mar por uma longa fila de rochedos e no interior da ilha por negras grades de ferro está adornada de mil flores, sempre brilhantes e viçosas, graças à eterna primavera desta nossa boa Terra de Santa Cruz.
Temática / Crítica social
Como crítica social vê o casamento, pois, na época o ajuste matrimonial era feito pelos pais dos jovens. A união dos filhos ganhava, pois, conotações de negócio indissolúvel, tratado com a seriedade dos adultos pensantes, consequência clara do amor arrebatador dos jovens; vemos também referência à escravidão embora sem grande relevo. Mas há, em A Moreninha, referência ao trabalho escravo e aos castigos corporais a que os negros eram submetidos.
HISTÓRIA E LITERATURA
Importa lembrar a distinção entre subjetivismo e subjetividade, que György Lukács fez tão bem: o primeiro, característica da produção imaginosa de um sujeito sem vínculos com a realidade exterior; a última, fundada no social, categoria que não se circunscreve a um único indivíduo, antes,