História e linguagem
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
HISTÓRIA LICENCIATURA
EMERSON RODRIGUES DE LIMA VIANA
antiguidade clássica
Santa Vitória do Palmar - RS
2012
emerson rodrigues de lima viana
antiguidade clássica
Trabalho apresentado à disciplina de História Antiga, Comunicação e linguagem, Filosofia, Introdução a os estudos Históricos e Seminário I do curso de História Licenciatura, da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como avaliação parcial.
Prof. Guilherme, Celso, Márcia, Bernadete e Taíse
Santa Vitória do Palmar - RS
2012
Introdução
As civilizações grega e romana são consideradas a base histórica e cultural do que hoje chamamos de Ocidente. Das civilizações antigas, essas são as mais acessíveis aos pesquisadores, porque muitas fontes históricas e ruinas foram preservadas. As artes e obras arquitetônicas, o idioma, o pensamento filosófico, a mitologia, as instituições politicas são algumas das expressões culturais gregas de influencia nas civilizações contemporâneas ocidentais, os governos do mundo ocidental contemporâneo se baseiam no princípio da democracia, termo de origem grega: “demos” significa povo e “cratos”, poder, surgida em Atenas no século VI a.C . Roma, a capital da Itália, foi na antiguidade o centro da região do mediterrâneo, a principal cidade de um enorme império, no século VIII a.C, quando Roma foi fundada, a península era habitada por diversos povos dentre eles Gauleses, Etruscos, Italiotas e os Samnitas. Sua história costuma ser dividida em três grandes períodos: Monarquia, República e Império.
O Legado e a Cultura Grega
Foi entre os gregos – mais especificamente entre os Atenienses - que a cidade passou a significar mais do que um lugar onde se reunião as atividades de comércio, administração,