História e introdução ao estudo do direito
HISTÓRIA E INTRODUÇÃO
AO ESTUDO DO DIREITO DESAFIO Nº 2
SANTO ANDRÉ 2011
SUMÁRIO
1. Conhecimento Mítico – A passagem do pensamento mítico para o filosófico
2. Conhecimento Religioso
3. Conhecimento do senso comum
4. Conhecimento Filosófico
5. Conhecimento Científico
6. O que é sociologia, objetivo de métodos e principais teóricos – Sociologia e estudo
7. Sociologia jurídica
8. Referências
AS RELAÇÕES JURÍDICAS SÃO INFLUENCIADAS PELAS NORMAS JURÍDICAS EXISTENTES OU AS RELAÇÕES JURÍDICAS DERIVAM APENAS DAS RELAÇÕES SOCIAIS ?
As relações jurídicas são influenciadas, sim, pelas normas jurídicas existentes, que por sua vez, são formas de condutas elaboradas e usados como base para as relações sociais , ou seja, normas cuidadosamente pensadas , elaboradas e aplicadas para harmonizar e pacificar a convivência da sociedade, de acordo com suas fontes, as regras do direito, as leis e seus regulamentos, conforme veremos à seguir.
Primeiramente, definindo Relação jurídica; podemos dizer que é a expressão usada para indicar o vínculo jurídico, que une uma pessoa como titular de um direito, ao objeto deste mesmo direito.
Baseando-se nas fontes do direito , podemos afirmar que essas são compostas por fontes materiais e fontes formais. Diante disto podemos dizer que as fontes materiais são constituídas por fenômenos sociais e por dados extraídos da realidade social, das tradições e ideais dominantes, com os quais o legislador resolve questões que dele exigem solução, dá conteúdo ou matéria às regras jurídicas, isto é, as fontes formais do direito( lei, regulamento, etc..)
Táis fontes ( materiais) se confundem com os fatores sociais, portanto, com a realidade histórico-social. São fatores de, várias espécies, destacando alguns