História e história da educação - esquema
2 de abril de 2012
1. História da Educação 1.1- Somos feitos de tempo
Os pensamentos mudam com o tempo, nos tornando assim seres históricos. Analisar o passado nada mais é que colher heranças de nossa vida. Analisando o gráfico abaixo, podemos perceber claramente o que se diz:
1. A história da História
2.1 Conceito
Nasceu com a necessidade de reviver o passado, preservando a memória porém distinta de acordo com a cultura.
2.2 As antigas concepções da História
O modo de ver o passado, muda de acordo com a cultura. Indígenas por exemplo, reviam seu passado realizando os seus rituais. A cultura de reviver o passado era totalmente oral, a partir do século VI a.C analisar o passado não era só contar histórias e sim refletir o mesmo.
A evolução história se deu de modo gradativo e de diferentes modos e culturas diferentes. Podemos ver pelo gráfico abaixo em termos de evolução, o que aconteceu no ato de fazer história da própria história.
2. História moderna e contemporânea
3.1 Mudanças no modo de enxergar a história
O conceito de história mudou no séc. XVII e foi consolidado na modernidade do século XVIII durante o Iluminismo marcado pelo fim do regime aristocrático.
3.2 Corrente positivista
A idéia de progresso veio da corrente positivista de Augusto Comte, afirmando que os estados históricos definiam o atual estado positivo, diante disto inspirou historiadores ao que chamam de “fato histórico” dando entrada à técnicas de verificação de fatos e de sua autenticidade.
3.3 Hegel
Para este pensador, a história não era só colecionar fatos passados e sim num processo de contradição dialética, adotando assim em três etapas:
3.4 Karl Marx
Baseou-se na idéia de Hegel, mas contrapôs com a idéia materialista.
Assim, é possível compreender as relações opostas da história, como o senhor x escravo, feudal x servo, entre outras. Marx examina a educação, de acordo com os pontos de vistas sociais donde