História e evolução da contabilidade
INTRODUÇÃO
De acordo com o texto, a contabilidade é produto do Renascimento Italiano. Os esforços que encaminharam a renovação do espírito humano no velho continente foram iguais aos que deram origem a contabilidade.
A invenção da contabilidade por partidas dobradas serviu de base para o desenvolvimento do capitalismo privado.
RENASCENÇA
Não se sabe quem inventou a contabilidade. Entretanto, é sabido que os sistemas de escrituração por partidas dobradas tiveram seu surgimento entre os séculos XIII e XIV em regiões centrais de comércio situadas no norte da Itália.
O primeiro codificador da contabilidade um frei franciscano chamado Irmão Luca Pacioli. Passou a maior parte da sua vida como professor e escreveu o livro Summa de arithmetica, geométrica, proportioni et proportionalitá. Sua obra era, em predominância, um tratado de matemática, mas abrangia também o sistema de escrituração por partidas dobradas. Esta parte foi a primeira publicação que falava sobre o sistema e mostrava os fundamentos em que se baseavam os lançamentos contábeis. Poucas mudanças conceituais existiram até os dias atuais, mas alguns contrastes podem ser destacados: 1. Até o século XVI, o principal objetivo da contabilidade era produzir informações para o proprietário que geralmente era único. Hoje, há a cobrança de padrões contábeis uniformes e a cobrança de exatidão pelos investidores e empresas externas; 2. Antes não eram feitas as separações entre negócios pessoais e empresariais, pois o conceito de entidade não havia sido criado; 3. A definição de exercício contábil e empresa em funcionamento não existiam.
Quando o livro de Pacioli surgiu, grande parte do sistema de escrituração contábil já existia. Porém, em 1934ª regulamentação aconteceu apesar do interligamento das partes do processo já existir