História e evolução da automação industrial
O que é Automação?
Sistema automático é um sistema de equipamentos que controlam seu próprio funcionamento, quase sem a intervenção do homem.
A automação tem por foco o processo, os ativos de produção e os especialistas envolvidos nas atividades de operação e gerenciamento do negócio.
A automação restitui ao homem sua condição de ser pensante no processo industrial
Realiza tarefas repetitivas
Deixa para o homem, fazer no máximo intervenções sob demanda, análise e tomada de decisões.
Mecanização X Automação
Mecanização consiste simplesmente no uso de máquinas para realizar um trabalho, substituindo assim o esforço físico do homem
Automação possibilita fazer um trabalho por meio de máquinas controladas automaticamente, capazes de exercerem suas funções sozinhas.
História
A história da automação industrial começou com a criação das linhas de montagens automobilísticas com Henry Ford, na década de 20. Daí para cá o avanço tecnológico nas mais diversas áreas da automação industrial tem sido cada vez maior, proporcionando um aumento na qualidade e volume de produção, assim como redução de custos. O avanço da automação está ligado, em grande parte, ao avanço da microeletrônica, que se deu nos últimos anos. Os CLPs (Controladores Lógicos Programáveis) sugiram na década de 60 e substituíram os painéis de cabina de controle com relés, diminuindo assim, o alto consumo de energia, a difícil manutenção e modificação de comandos e também as onerosas alterações de fiação. Nos anos 90 programas de computadores foram criados com a tentativa de se obter maior produtividade, qualidade e competitividade. Dentro desta visão, de integração entre o chão de fabrica e o ambiente corporativo, decisões dentro do sistema organizacional de produção passaram a ser tomadas no mais alto grau de conceito de qualidade. Tudo baseados em dados concretos e atualizados, os quais se originam em diferentes unidades de