história zé ramalho
Em 3 de Outubro de 1949, na pequenina cidade de Brejo do Cruz, no sertão da Paraíba nasceu José Ramalho Neto, filho de Antônio de Pádua Pordeus Ramalho e Estelita Torres Ramalho, ele seresteiro e ela professora.
Morou em Brejo do Cruz até 1951 quando perdeu seu pai, que morreu afogado em um açude, e ai seu avô, José Alves Ramalho o pegou para criar, é dai que vem a pronúncia Avôhai (Avô e Pai), o próprio Zé nos fala que este nome lhe foi soprado por entidades extra-terrestres ou sensoriais 20 anos depois.
Foi criado também por sua avó Soledade e suas tias, Maria Madalena, que foi também sua primeira professora,Inês, Terezinha (Tetê), Zélia e pelo tio Nonato Ramalho.
Seu avô desde cedo o ensinou a amar os bichos e a natureza, a respeitar as pessoas e nunca passar por cima delas em hipótese alguma para poder atingir seu objetivos
Seu avô deu a todas as filhas formação superior e a seu neto lhe possibilitou que estudasse nos melhores colégios. Zé sempre gostou de estudar, e a partir do segundo grau é que começou a ter seus contatos musicais, primeiro com os violeiros da região, e familiarizado com os cordéis ele mesmo passou a compor músicas. E desde cedo ele gostou de literatura greco-romana, dai o fato de suas músicas serem sempre cheias de citações bíblicas e de mitos greco-romanos. Aprendeu com facilidade a escrever em decassílabos, dai começou a compor usando essa forma que é chamada de "Martelo Agalopado" pelos repentistas do Nordeste.
E o sonho de seu avô era que o Zé fosse o médico da familia.
Em meados dos anos 60 vai estudar em João Pessoa e ai começa a participar dos "conjuntos de baile" da Jovem Guarda. Suas influências eram: Renato Barros, Leno e Lilian, Roberto Carlos e Erasmo Carlos e o grupo Golden Boys no Brasil e Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd e Bob Dylan do outro lado do Planeta Terra.
Para alegria da familia, principalmente do Avôhai ele entra para a Faculdade de Medicina.
Em 1971 tem seu primeiro envolvimento