História swatch
Por volta dos anos setenta, a relogoria suiça, atravessaria a pior crise de sempre. Sempre tinha sido considerada de excelencia devido a sua precisão e qualidade, mas tinha vido a ser trocada pelos modelos digitais mais baratos das marcas japonesas.
Dessa forma, os engenheiros Elmar Mock e Jacques Muller mostraram o prot´tipo de um relógio de plastico ao então diretor-gerente da empresa de relógios ETA. Era um projeto com o objetivo de contrariar a tendencia dos consumidores de escolherem rel´gios asiaticos, produzindo um produto com a mesma qualidade dos relogios de luxo mas com um estilo mais juvenil aliado a um preço muito mais acessivel.
Com a criação da Corporação Suíça para Indústrias de Micro Electrónica e Construção de Relógios, veio dar uma reviravolta em toda a indústria relogoeira, criando o relógio Swatch-a em plástico com apenas 51 componentes, em vez dos normais 91, criando um preçomuito barato.
No dia 1 de março de 1983 é lançada a primeira coleção composta por 12 modelos, em zurique. Inicialmente o preço variou de 39.90 a 49.90 francos suíços. Os objetivos de vendas fixados foram de 1 milhão de relógios para 1983 e 2.5 milhões para o ano seguinte. Com uma campanha de marketing agressiva e um preço muito acessível para um relógio suíço, rapidamente conquistou o seu mercado natal.
O público aderiu á moda resultando num tremendo sucesso.
Em meados dos anos 80, a marca criou as suas proprias lojas, denominadas, “Swatch Stores” nos Estados Unidos.
Em 1984 surgia também outra inovação, os relógia passaram a ter nome próprio como Let It Shine ou Holiday Twist.
No ano seguinte, a marca de relógios apresentou em Paris, o SWATCH ART Nº 1 assinado pelo artista francês Kiki Picasso, marcando o inicio de uma intima relação entre a swatch e a arte, contanda até agora com mais de 60 artistas.
O resultado de tanta ousadia pode ser constatado em 1986, quando foram comercializados mais de 12 milhões de relógios SWATCH no mundo.
No