História política tradicional (século xix) e a nova história política
Analisar a relação entre história e o poder e tentar analisar as muitas formas que revelam a presença do poder na própria história. É procurar entender os inúmeros mecanismos e artimanhas dos quais o poder se revela na produção do conhecimento histórico.
E o presente trabalho tem como objetivo fazer uma analise da a história política do século XIX , denominada História política tradicional e a nova história política, onde será feito uma comparação das duas, destacando suas semelhanças e diferenças História política tradicional (século xix) e a nova história política
O poder e a política sempre estiveram presentes na historiografia, e a noção de história surgiu com os gregos, porém foram a cidade-estado, os impérios, monarquia Republica que sempre foram vistos como os agentes produtores da histórica. E ela era denominada história dos historiadores ou história, e mais tarde passou a ser denominada História política tradicional.
Segundo Falcon (1997, p.62)
Prisioneira da visão centralizada e institucionalizada do poder, a história política tradicional foi definindo progressivamente temas, objetos, princípios e métodos. Ligada ao poder, essa história pretendeu ser também memória.
A história política tradicional sempre teve uma visão centralizada e institucional, e sua ligação era no poder e se prendia também na memória, pois era ela que servia para registrar os exemplos reais e ilustres.
A