HISTÓRIA NATURAL, HISTÓRIA SOCIAL PINSKY, JAIME – AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
PINSKY, JAIME – AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
Campo Mourão
2013
O desenvolvimento do homem pré-histórico para o homem atualmente conhecido como civilizado, se baseando de forma análoga ao atual comportamento humano. Segundo o autor a concepção de evolução do que hoje chamamos de homo sapiens é atribuída aos materiais que o mesmo desenvolve na sua cadeia evolutiva ao longo da história, para que com esses instrumentos se tenha análise completa do cotidiano na época datada. A estrutura social também é investigada, na divisão de tarefas do trabalho de subsistência da época assim como suas atribuições para cada sexo.
O homem poderia estar na historia natural sendo estudado, mas como ele sendo diferente dos animais que são guiados pelos instintos, começa a se desenvolver e deixar de ser um animal com instinto para a sobrevivência passando a ter cultura e socialização. Deixando assim suas marcas e posteriormente sua escrita sobre própria.
Nesse sentido evolucionista do homem, Darwin surge com sua teoria de seleção natural, a adaptação das espécies que não ocorria da noite para o dia de forma instantânea, mas no decorrer do tempo. Demonstra, o historiador, uma grande preocupação com relação à como as lacunas da história muitas vezes são preenchidas de forma arbitrária por cientistas a partir de especulações muitas vezes infundadas ou pouco prováveis, consequências que surgem devido à implantação da idéia de que a ciência pode responder a todas as questões, concepção no século XIX. Por isso muitas vezes pode haver distorções de teorias supostas anteriormente a partir de uma interpretação errônea. Como exemplo, o livro traz as contradições feitas ao redor da “seleção natural” proposta por Darwin.
A seleção natural consiste em a espécie se adaptar ou se desenvolver de acordo com o ambiente ou necessidade para sua sobrevivência, o desenvolvimento do homem pode ter sido motivado