História moderna

1175 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE TIRADENTES
CURSO DE HISTÓRIA
História Moderna
Prof. Dr. José Vieira da Cruz
Membros da equipe: Maria Solange Vieira dos Santos, Valdenilton Santos França

Fichamento
WEBER, Max. “O Espírito do Capitalismo” in: Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Brasília: EDUNB, 1985, p.28-51.
“Em outras palavras, devemos desenvolver no curso da discussão, como seu resultado mais importante, a melhor formulação conceptual do que entendemos aqui por espírito do capitalismo, isto é, a melhor do ponto de vista que aqui nos interessa.” (p.28).

“Aquele que desperdiça uma coroa, destrói tudo o que ela poderia ter produzido, um grande número de libras... As mais insignificantes ações que afetam o crédito de um homem devem ser consideradas.” (p.29-30).
“Ninguém duvidará que é o “espírito do capitalismo” que aqui expressa de forma característica, muito embora esteja longe de nós o desejo de afirma que tudo que possa ser entendido como pertinente a este “espírito” esteja nele contido.” (p.31).
“Eles arrancam sebo do gado e dinheiro do homem”. “Assim, a peculiaridade desta filosofia da avareza parece ser o ideal de um homem honesto, crédito reconhecido e, acima de tudo, a ideia do dever de um indivíduo com relação ao aumento de seu capital, que é tomado como um fim em si mesmo” (p.31). “A honestidade é útil porque assegura o crédito; do mesmo modo que a pontualidade, a laboriosidade, a frugalidade, e, está é a razão pela qual são virtudes.” (p.32).
“O homem é dominado pela produção de dinheiro, pela aquisição encarada como finalidade última da sua vida.” (p.33).
“Assim, o capitalismo guiando a liderança da vida econômica de que necessita, pela seleção econômica dos mais aptos – escolhe os empreendimentos e trabalhadores de que tiver necessidade.” (p.34).
“O espírito do capitalismo, no sentido em que estamos usando o termo até aqui, teve de lutar por sua supremacia contra todo um mundo de forças hostis.” (p.35).
“O domínio universal da absoluta

Relacionados