História geral e Brasil
Grandes Navegações: Usada para se referir ás varias expedições marítimas organizadas nos séculos XV e XVI principalmente por Portugual e Espanha. Ajudaram a marcar a passagem da Idade Média para a Idade Moderna; Resultaram na descoberta de um novo continente a ser explorado pelos europeus: a América. E um grande impulso para o aumento do comércio da Europa com a Ásia e a África. Se deu inicio pela tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos em 1.453. Por ali passavam a maior parte do comércio europeu com o Oriente. Quando a cidade caiu sob controle muçulmano, foi necessário encontrar novos caminhos para comercializar com a Ásia.
Resumindo:
No século XV e XVI os portugueses e espanhóis lançaram-se sob os oceanos Pacifico, Indico e Atlântico com dois objetivos principais: descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras. Este período ficou conhecido como a Era das Grandes Navegações.
As Grandes Navegações fizeram com que a aquisição de especiarias pelos europeus se tornasse mais fáceis, pois os portugueses e espanhóis começaram a buscar diretamente na fonte.
Dois fatos que marcam a passagem da Idade Média para a Moderna:
- Tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos;
- Expansão Marítima.
Expansão Marítima: destaca-se como a passagem para os tempos modernos. Europeus buscam novas rotas comerciais no Oriente.
Início da Globalização e Intercâmbio Gastronômico Cultural.
Idade Moderna: (1.453 a 1.789)
Início: a tomada de Constantinopla pelos turcos.
O que marcou essa fase: a Revolução Gastronômica. Século XVIII surge o restaurante como estabelecimento comercial. Espalha-se a fama dos chefs franceses.
Fim: Com a Revolução Francesa (1.789).
CICLOS: AÇÚCAR/ OURO/ CAFÉ:
Açúcar: A primeira grande riqueza agrícola e industrial do Brasil. O ciclo da cana-de-açúcar representou um dos momentos de maior desenvolvimento econômico do Brasil Colônia.
Foi durante muito tempo base da economia