História Geral da Educação Resenha
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS-CAMETÁ
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO
DISCENTES: ANDERSON DE JESUS GOMES VALENTE
GILVANDRO MEDEIROS
ATIVIDADE DE GRUPO DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
CAMETÁ/PA
2014
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho trata de assuntos relacionados à História Geral da educação e tem por finalidade fazer um apanhado dos acontecimentos, inovações e transformações pelos quais a educação passou desde o Renascimento até o período contemporâneo.
Nesse período a educação teve enormes avanços com a figura de grandes pensadores como Francis Bacon, Comênio, Descartes, Rousseau, Pestalozzi, entre outros, que muito contribuíram com suas ideias e métodos de ensino inovadores que até hoje, ainda se fazem presentes em nossos estudos.
III – Segundo Souza (2006), a idade Média abarca um período muito longo motivo pelo qual se corre o risco de simplificá-la, se não estabelecermos relações com a história da humanidade construída em quase mil anos. Considerando que você leu os textos relacionados ao período da educação medieval, manifeste sua opinião sobre as questões.
A importância da Universidade para a época
No decorrer da Idade Média, uma grande parte da população não tinha acesso ao conhecimento, nem mesmo o básico que é ler e escrever, e não tinha nenhuma perspectiva na vida de reter tais conhecimentos.
Na Idade Média ler e escrever eram privilégio de uma estreita parcela da população composta por integrantes da igreja e comerciantes.
As primeiras escolas medievais se instalavam e eram regidas pelas igrejas e mosteiros, a partir do século XII, houve uma conscientização acerca da educação, pois a formação se fazia importante no comércio, que utilizava a escrita e o cálculo, e nesse mesmo período surgiram escolas fora da igreja.
As universidades tiveram início no século XIII, como um tipo de associação de professores e