história,evolução e componentes do computador
Paulo José De Fazzio Júnior em seu livro introdução a informática descreve que atualmente, a Informática está presente em quase tudo que nos cerca. Está em um forno micro-ondas, por exemplo, quando programamos o tempo de aquecimento de um alimento, ou ainda em um caixa eletrônico quando efetuamos um saque no banco. Na verdade, a informática existe para nos servir: reduzir o tempo que gastamos para escrever uma carta, aumentar a certeza de nossos cálculos, automatizar processos repetitivos, auxiliar no controle de estoques, e outras diversas funções.
Os autores do livro informática básica para o ensino técnico profissionalizante descreveram que: O monumento pré-histórico de Stonehenge, localizado na Inglaterra e construído por volta de 3.500 a.C., ou seja, há mais de 5.500 anos, é considerado por muitos como o primeiro computador construído pelo homem. Uma das teorias mais aceitas é que o gigante computador rudimentar de pedra marcava e previa fenômenos astronômicos e auxiliava na previsão dos momentos adequados de plantio e de colheita. Um ábaco também pode ser considerado um tipo de computador. O homem o criou na antiguidade, por volta de 2.500 a.C., como uma forma de apoio aos dedos para efetuar contas e auxiliar no comércio e em tarefas cotidianas. Ele utiliza a base decimal (sistema com dez símbolos, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9) e cada conta na haste representa uma unidade ou um múltiplo de dez. Até o fim do século 16, o ábaco era o principal instrumento para se fazer contas e se computar resultados.
Em seguida, surgiu uma época de intensa atividade de inovação na Europa, quando foi criada a Tábua de Logaritmos por John Napier por volta de 1614 e a Régua de Cálculo no fim da década de 1620 por William Oughtred. O cientista saxão Gottfried Leibniz foi um dos precursores do sistema binário (sistema com dois símbolos, 0 e 1), porém foi o inglês George Boole que concebeu uma forma de álgebra do sistema