História ensino médio
- Mais ou menos sabe, tem um assunto importante que eu tenho algumas dúvidas. (P.2)
-Qual é? (P.1)
- A República oligárquica, (P.2)
- Bem, deixa eu te ajudar, para você entender melhor esse período entre 1889 e 1930 ele será dividido em três partes: A constituição de 1891; O militarismo, o federalismo com instabilidade política; e a Política dos Governadores (P.1)
- E o que foi esses três momentos políticos? (P.2)
- O primeiro, que foi a constituição de 1891, elege como questões básicas o federalismo e o individualismo. (P.1)
- O segundo, que foi o militarismo, o federalismo e a instabilidade política, damos ênfase aos movimentos e contra-movimentos de certos partidos políticos, com presença marcantes de conflitos armados. (P.1) - Na terceira, a política dos governadores, aborda-se o arranjo político idealizado pelo presidente Campos Sales, como forma de viabilizar o apoio necessário ao desenvolvimento de suas ações de governo. (P.1)
- Entendi agora você poderia explicar melhor o caráter federalista e individualista da Constituição de 1891? (P.2)
- Bem, a Constituição de 1891 foi baseada na Constituição dos Estados Unidos da América onde o Brasil enquadra-se na tradição liberal norte-americana de organização federativa e individualista. Sendo a Constituição americana servindo mais como um reforço para justificar o ideal individualista presente desde a constituição de 1824. (P.1)
- Com isso os estados passaram a ter mais autonomia, como por exemplo, cobrar impostos interestaduais, decretar impostos de exportação, contrair empréstimos no exterior, elaborar sistema eleitoral e judiciário próprios, organizar força militar entre outras coisas. (P.1)
- O federalismo rompe com o sistema de relação direta entre os detentores do poder local e o centro de poder nacional prevalecente no Brasil Império. Mas a grande peça-chave para essa nova organização política são os coronéis. (P.1)
-O que foram os coronéis e