história economica geral
O mercantilismo foi o nome dado a um conjunto de práticas econômicas que ocorreram na Europa entre os séculos XV e XVII, período da Idade Moderna.
Marcado principalmente pela intervenção do estado na economia, o mercantilismo era o conjunto de ideias econômicas que considerava a riqueza do estado baseada na quantidade de capital que teriam guardado em seus cofres.
Foi na verdade a fase inicial para o capitalismo onde não havia indústrias e o lucro do capitalismo estava no comércio.
Suas principais características eram: metalismo (acúmulo de metais preciosos), balança comercial favorável (exportar mais do que importar), taxação aos produtos estrangeiros para evitar a concorrência, protecionismo às manufaturas nacionais, monopólio comercial com as colônias, que na verdade era um pacto onde as colônias só podiam comerciar com a metrópole e não podiam fabricar nada que concorresse com ela. Eram obrigadas a comprar só os manufaturados metropolitanos a preços exorbitantes e fornecer-lhe produtos tropicais, materiais primas e metais preciosos (caso tivesse).
O colonialismo, que pode ser considerado como um conjunto de atitudes políticas econômicas e militares com o objetivo de obter territórios através da conquista e do estabelecimento de colonos foi um fato marcante ao decorrer dos séculos XV e XVI. Os europeus fizeram a colonização do continente americano durante esse período com o objetivo de explorar os recursos naturais e minerais, em destaque os portugueses e espanhóis que começaram a colonizar este continente.
No século XIX também houve um importante marco do colonialismo onde mais países europeus como: França, Inglaterra, Bélgica, Holanda, dentre outros colonizaram locais do continente Africano e Asiático.