História dos Índios no Brasil
Disciplina: Sociologia
História dos Índios no Brasil
1.Introdução
Quando chegaram a América, os europeus pensaram estar chegando as índias orientais. Por isso deram a seus habitantes o nome de índio, denominação que permaneceu mesmo depois de percebido o engano. Sabemos que os índios tinham um modo de vida muito diferente daquele trazido pelos europeus e ate hoje lutam para mantê-lo. Certamente, muito temos que aprender com o conhecimento das características próprias da vida indígena. Para isso, precisamos responder as seguintes questões: Que línguas falam? Como se organizam? De que maneira constroem suas casas? Que atividades desenvolvem para conseguir alimentos? Como se relacionam com a natureza? Que tipos de arte produzem? Quais as consequências do seu encontro com os europeus? Qual a sua situação no Brasil atual?
2. Desenvolvimento
A sociedade indígena na época da chegada dos portugueses.
O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos. Sabemos muito sobre os índios que viviam naquela época, graças a Carta de Pero Vaz de Caminha (escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral) e também aos documentos deixados pelos padres jesuítas.
Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca. Esta agricultura era praticada de forma bem rudimentar, pois utilizavam a técnica da coivara (derrubada de mata e queimada para limpar o solo para o plantio).
Os índios domesticavam animais de pequeno porte como, por exemplo, porco do mato e capivara. Não conheciam o cavalo, o boi e a galinha. Na Carta de Caminha é relatado que os índios se espantaram ao entrar em contato pela primeira vez com uma galinha.
As tribos indígenas possuíam uma relação baseada