História dos árabes
RIO CLARO - SP
JULIANO BERNARDINO DE GODOY
TCD- HISTÓRIA DOS ÁRABES 400 A 800 D.C
Trabalho de Atividades Acadêmico- Científico Culturais do curso de EAD de Filosofia, apresentado ao Centro Universitário Claretiano.
Prof. ANTONIO FILOGENIO DE P JUNIOR
RIO CLARO
2013
Nome: Juliano Bernardino de Godoy RA: 1086280-
TCD- HISTÓRIA DOS ÁRABES DO ANO 400 AO 800
Os árabes têm a sua história vinculada ao espaço da Península Arábica, onde primordialmente se fixaram em uma região tomada por vários desertos que dificultavam a criação de povos sedentários. Percebemos que no início de sua trajetória, os árabes eram povos nômades que se intercalavam entre o deserto e os oasis e regiões próximas aos rios.
Conhecidos como beduínos, essa parcela do povo árabe era conhecida pela sua religião politeísta e a criação de animais. A realidade dos beduínos era bem diferente da que poderíamos ver nas porções litorâneas da Península Arábica. Neste outro lado da Arábia, temos a existência de centros urbanos e a consolidação de uma economia agrícola mais complexa. Entre as cidades da região se destacava Meca, grande centro comercial e religioso dos árabes. Regularmente, os árabes se deslocavam para cidade de Meca a fim de prestar homenagens e sacrifícios às várias divindades presentes naquele local. Entre outros signos sagrados, a Caaba, principal templo sagrado onde era abrigada a Pedra Negra, um fragmento de meteorito de forma cúbica protegido por uma enorme tenda de seda preta.A atração de motivo religioso também possibilitava a realização de grandes negócios, que acabaram formando uma rica classe de comerciantes em Meca. Nos fins do século VI, essa configuração do mundo árabe sofreu importantes transformações com o aparecimento de Maomé, um jovem e