História dos Indios no Brasil
Paisagem Cultural Brasileira: Encontros, Trocas e Hibridismos
Área de Concentração: História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo
Criação: __/ __/ 2011
Ativação: __/ __/ 2011
Nr. de Créditos: 9 créditos
Carga Horária: 135 horas
Teórica
(por semana)
Prática
(por semana)
Estudos
(por semana)
Duração
Total
2 horas
2 horas
5 horas
15 semanas
135 horas
Docentes Responsáveis:
Ana Lúcia Duarte Lanna. no USP 60220
Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno. no USP 2806019
Dante Martins Teixeira: Data de obtenção do título: 2000/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
PROGRAMA
Objetivos:
1. Examinar a paisagem cultural brasileira desde uma perspectiva interdisciplinar, articulando as áreas de Ciências Naturais, História, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Humanas e Sociais.
2. Ressaltar a multiplicidade de fontes de informação existentes sobre o assunto e desenvolver uma visão crítica sobre a falta de integração observada entre as várias áreas do conhecimento envolvidas.
3. Analisar o processo que levou à construção da paisagem cultural brasileira existente nos dias de hoje, ressaltando as principais mudanças observadas ao longo do tempo.
4. Discutir a natureza da paisagem cultural brasileira contemporânea como produto de profundas alterações e numerosos intercâmbios levados a cabo com diferentes biotas e contextos sociais, fruto da constante circularidade de sujeitos, objetos e espécies.
5. Examinar as tendências atuais e perspectivas futuras.
Justificativa:
Na contramão de uma história eurocêntrica, os “encontros” (CERTEAU, 1990) e trocas culturais em escala “global” (BROTTON & JARDINE, 2000; BROTTON, 2009; GOODY, 2010) têm inspiraram cada vez mais questões, resultando em paisagens culturais híbridas, fruto da ampla circulação de sujeitos, artefatos, idéias, formas e espécies da fauna e da flora. Ancorada nos recentes conceitos de “Paisagem Cultural”, “Encontros Culturais” e “História Global”, a disciplina