História do Trabalho
O trabalho é uma das características mais marcantes e quem enfatizam a capacidade racional humana, característica que difere o homem como ser vivo. Ao contrário dos animais irracionais o homem não acomoda-se no ambiente que vive, usando dos recursos já existentes para sobrevive, não! O homem , como sua capacidade de pensar modifica o espaço a sua volta, constrói ferramentas que possibilitem o desenvolver se seu trabalho e recursos e claro que toda essa ação não é feita individual e isoladamente. O processo de produção e trabalho possui um forte caráter social e a partir desse trabalho e produção que começa a desenvolver-se o principio de sociedade atual.
Há quatro diferentes regimes de relação de produção : comunidade primitiva, escravidão, feudalismo e capitalismo, além da tênue teoria do comunismo , cuja primeira etapa trata-se do socialismo.
Como falamos em comunidade primitiva referimo -nos a primeira forma de organização social do homem como ser pensante e diferido de uma animal. Trata-se de uma organização primitiva cujo principio básico era a vida em comunidade, uma época aonde recursos eram escassos e rústicos , sendo inicialmente a caça e a colheita de frutos silvestres a base da sobrevivência desse povo. Posteriormente dá-se o que podemos chamar de primórdio da agricultura e meio de produção mais eficiente, no entanto a vida em comunidade ainda era o fator principal. Tudo era de todos, os meios de produção não era monopolizados, todos tinham direito a este e cada uma recebia a parte da colheita que lhe cabia.
O desenvolvimento dos meios de trabalho vai seguindo e consequentemente o regime de comunidade primitiva vai entrando em declínio. Começa então um processo de desmembramento daquela antiga comunidade , que divide-se em grupos familiares e posteriormente a unidade econômicas, com meios de produção diversos, tem inicio ai a propriedade privada e a troca entre esse grupos.
A sociedade havia mudado, não apenas na forma de