História do trabalho no brasil
O trabalho e a linguagem são fatos e marcos históricos na sociedade, pois antigamente era através do trabalho que se conseguia a subsistência. No entanto, o possível trabalho que se conhece surgiu com a escravatura em que os trabalhadores eram tidos como coisa e trabalhavam em trocas de favores, mas mesmo assim sofriam preconceitos e eram maltratados. Foi através deles que houve o surgimento de outra modalidade de trabalho, que era a servidão, onde o trabalhador passava do estado de coisa para ser visto como pessoa, no entanto, ainda não tinha liberdade; depois surgiram as corporações que nada mais era que uma forma mais amena da escravidão, pois os tais trabalhadores deviam respeito ao mestre.
Desta forma, percebe-se que o trabalhador não tinha nenhum direito, este só começou a se materializar com a revolução industrial, onde através de várias manifestações fez surgir à figura do Direito do Trabalho, como veremos a seguir. É importante ressaltar que trabalho é toda forma manual de efetuar uma função, tais como artesanato e até mesmo as funções que os escravos desempenhavam, sem ter remuneração, direito algum e até mesmo eram punidos sem descansos, o que causava doenças ocasionadas de muito esforço físico e estresse mental, além de abandono e maus tratos de seus mestres e senhores.
No Brasil, iniciou os primeiro trabalho com a exploração dos indígenas, desde o descobrimento, em 1500. E depois a importação de negros africanos também para o trabalho escravo. Um fato importante foi a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no país, em 1888. De 1889, com a Proclamação da República, até 1922, foi criado os Tribunais Rurais, sendo planejada, também, a criação do primeiro órgão da Justiça do Trabalho no país. No ano posterior, tem-se o início da Previdência Social. Já em 1927, o Código de Menores foi promulgado.
1.1 Revolução Industrial
A revolução industrial aconteceu na Inglaterra