história do sus
O filme mostra como surgiu o sus. No ano de 1900 a situação era critica, epidemia no Brasil varias doenças como febre amarela, cólera e outras. No começo do século XX a população pobre tinha acesso a saúde através de boticários, curandeiros e nos hospitais de caridade mantido pela a igreja.
Em 1904 Constituída a lei da vacina obrigatória contra a varíola, onde teve uma revoltada popular contra o estado. Chefiada por Oswaldo cruz, que logo depois foi trocado por Carlos Chagas. Em 1923 foi criando as Caixas de Aposentadoria e Pensão, essas instituições eram mantidas pelas empresas que passaram a oferecer esses serviços aos seus funcionários. Elas tinham entre suas atribuições a assistência médica ao funcionário e a família, aposentadorias e pensões. Quando Getúlio Vargas toma o poder é criado o Ministério da Educação e Saúde e as caixas são substituídas pelos Institutos de Aposentadoria e Pensões. No ano de 1933 as CAPS tornaram IAPS, que teve a finalidade de unir as categorias profissionais com intervenção do estado, mas o tempo passava e nada melhorava pelo contrario apenas piorava. Então começa a surgir os movimentos populares com a intenção de melhorias no quadro socioeconômico do país.
Em 1964 período do golpe militar o estado criou o INPS, mais tarde passou a ser INAMPS com o objetivo de continuar garantindo as seus associados os benefícios . O tempo foi passando e os problemas só aumentavam, até que em 1986 foi realizada a VIII conferencia de nacional de saúde em Brasília que teve como marco a criação do sistema único de saúde e garantindo assistência medica para todos.
Foi bom por que é gratuito, mais precisa melhorar muito agora cabe a população continuar cobrando por um serviço humanizado de qualidade e com assistência aos que mais precisa.
Cintia E-23 Trabalho de Saúde Pública
Itaberaba, Agosto de 2014