História Do Serviço Social Enquanto Profissão
Jaqueline Matias dos Santos
Ligia Paixão da Silva Tutora: Rosilene T. Molter
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Serviço Social (SES 208) - Educação inclusiva /II
05/07/2014
RESUMO
O Serviço social aparece em favor dos movimentos sociais no sentido de reivindicar e lutar para a transformação da sociedade no sentido social, político e econômico. Com o passar do tempo o serviço social se aprimora como um instrumento operativo com ação e busca de padrões de eficácia, análise, diagnóstico e planejamento, dando suporte técnico ao desempenho do profissional. O papel do assistente social é executar de forma educativa e organizativa as classes trabalhadoras e as conquistas em relação as leis e políticas públicas destinadas aos idosos e a sociedade desprovida.
Palavras-chave: Idoso; Sociedade; Instituições.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho vem abordar a contribuição do assistente social na produção e reprodução da vida do idoso em sociedade. Tendo como prática feita uma entrevista com a assistente social na Sociedade Beneficente Cantinho do Céu na cidade de Osório, e uma visita na casa Geriátrica Bom Retiro na cidade de Capão da Canoa. Tudo que o assistente social realiza no trabalho é fruto da sua dedicação para que a população tenha acesso a todos os direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988. A questão social engloba todos os indivíduos que estão ligados ao trabalho, família, saúde, etc.
Assim, sendo que a prática do profissional do serviço social se constitui e se concretiza na dinâmica das relações sociais determinadas e estabelecidas por conjunturas históricas e econômicas específicas de cada período político e social, atendendo as necessidades sociais que são postas pelas relações de trabalho que se estabelecem na sociedade, ou seja, o profissional intervém na realidade de acordo com o processo histórico e social do meio em que está