História do rádio
RÁDIO: MEIO DE COMUNICAÇÃO QUE UTILIZA EMISSÕES DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS PARA TRANSMITIR MENSAGENS SONORAS DESTINADAS A AUDIÊNCIAS NUMEROSAS. A TECNOLOGIA É A MESMA DA RADIOTELEFONIA (TRANSMISSÃO DE VOZ SEM FIOS) E PASSOU A SER UTILIZADA, NA FORMA QUE SE CONVENCIONOU CHAMAR DE RÁDIO, A PARTIR DE 1916, QUANDO O RUSSO RADICADO NOS ESTADOS UNIDOS, DAVID SARNOFF, ANTEVIU A POSSIBILIDADE DE CADA PESSOA TER EM SUA CASA UM APARELHO RECEPTOR. O RÁDIO TRANSMITE PROGRAMAS DE ENTRETENIMENTO, EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO, MÚSICA, NOTÍCIAS, DISCUSSÕES, INFORMAÇÕES DE UTILIDADE PÚBLICA, PROGRAMAS HUMORÍSTICOS, NOVELAS, NARRAÇÕES DE ACONTECIMENTOS ESPORTIVOS, CULTURAIS E SOCIAIS, ENTREVISTAS E CURSOS, QUE SÃO OS GÊNEROS BÁSICOS DOS PROGRAMAS. SERVIÇO PRESTADO MEDIANTE CONCESSÃO DO ESTADO, QUE O CONSIDERA DE INTERESSE NACIONAL E DEVE OPERAR DENTRO DE REGRAS ESTABELECIDAS EM LEIS, REGULAMENTOS E NORMAS.
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
VIBRAÇÕES MAGNÉTICAS QUE SE PROPAGAM NO ESPAÇO E SÃO PROVOCADAS PELA MOVIMENTAÇÃO DE ELÉTRONS EM UM MEIO CONDUTOR. AS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS (OU HERTZIANAS) SÃO DEFINIDAS, EM TERMOS FÍSICOS, POR DUAS GRANDEZAS BÁSICAS: FREQÜÊNCIA E AMPLITUDE.
FREQÜÊNCIA
NÚMERO DE OSCILAÇÕES OU DE VIBRAÇÕES VERIFICADO NO MOVIMENTO PERIÓDICO DE UMA ONDA EM UM DETERMINADO PERÍODO DE TEMPO.
AMPLITUDE
DISTÂNCIA ENTRE OS PONTOS MÁXIMO E MÍNIMO ATINGIDOS PELA ONDA EM CADA UM DE SEUS CICLOS.
O CHAMADO ESPECTRO RADIOELÉTRICO (TOTALIDADE DAS POSSIBILIDADES DE USO DAS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS) ESTÁ DISTRIBUÍDO, EM TERMOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA, DA SEGUINTE FORMA:
MODULAÇÃO
EM RÁDIO, A TRANSMISSÃO DE UM PROGRAMA BASEIA-SE NA POSSIBILIDADE DE UM SINAL SONORO SER TRANSPORTADO POR UMA ONDA ELETROMAGNÉTICA EM UM PROCESSO DENOMINADO DE MODULAÇÃO. ASSIM,