História do parque do trote - s
24/Agosto/2012
Parque do Trote – Vila Guilherme
História do Parque do Trote
Em 1937, Guilherme Praun, dono de toda a área que hoje é a Vila Guilherme, implantou o Club Hypico de Vila Guilherme na parte baixa do bairro, área pertencente à várzea do Rio Tietê e que sofria constantes inundações. Ali foram construídas cocheiras, arquibancada, bilheterias, pista para saltos, um salão para conferências e um picadeiro fechado.
A pista do parque foi a primeira e única pista oficial do Brasil destinada exclusivamente à prática do trote. Em forma de elipse e com suave inclinação no interior de suas curvas, tinha originalmente 804, 5 metros de extensão. Perdeu parte de sua área devido o asfaltamento da Avenida Nadir Dias de Figueiredo e da canalização do Córrego da Divisa. A composição original do terreno é de terra roxa, sendo revestido com camadas de areia branca e pó de pedra.
Área: 187.000 m²
Infraestrutura
Possui pista de Cooper, pista de corrida, ciclovia e espaço destinado a musculação, playground, quadras poliesportivas, sanitários, além de bancos, mesas e churrasqueiras. Há lixeiras para separação de lixo reciclável e área de com postagem (com três compoteiras de leira e uma de baia para uso doméstico).
Fauna
Em levantamento
Flora
Área ajardinada, arborizada com exemplares de paineira, tipuana, mangueira, jatobá, pitangueira e cinamomo, além de agrupamento de figueira-lacerdinha e renque de pinus.
Particularidades
As dependências do parque são acessíveis a portadora de necessidades especiais, crianças e idosos. Apresenta uma Trilha dos Sentidos destinada ao reconhecimento de espécies vegetais pelo tato, olfato e/ou visão. Outra atividade oferecida é a Trilha das Aves para o reconhecimento das espécies presentes no parque. Por estar encostado no Parque Vila Guilherme, o Trote foi incorporado e originou o Parque Vila Guilherme - Trote (PVGT), totalizando uma área verde de aproximadamente 162.000