história do paisagismo
O homem primitivo, sentindo falta do elemento vegetal das matas onde nasceu, tenha levado consigo alguns exemplares de espécies das plantas representativas do seu anterior habitat.
Podemos, portanto, seguindo a lógica dessa linha de raciocínio, chegar à conclusão que aqueles nossos longínquos ancestrais, poderiam ter levado consigo para as proximidades das cavernas, os tipos de vegetação que mais lhes agradavam, iniciando assim os primórdios do paisagismo pré-histórico.
HISTÓRIA DO PAISAGISMO
Além dos conceitos religiosos e filosóficos, vários outros fatores formadores da cultura das civilizações ao longo do tempo, imprimiram no homem os diferentes estilos da expressão artística em suas obras de pintura e escultura, devidamente documentadas pela história da evolução das artes humanas.
Como não poderia deixar de acontecer, a jardinagem surgiu como uma forma artística do homem modificar a paisagem natural, dispondo a vegetação como melhor lhe aprouvesse, condicionado a cada época de sua evolução.
Assim foram surgindo os estilos de jardinagem, hoje denominada mais corretamente como paisagismo, conforme passaremos a descrever a seguir, na ordem cronológica do período histórico de cada estilo:
HISTÓRIA DO PAISAGISMO
JARDINS DA MESOPOTÂMIA
Há mais de 2000 anos antes de Cristo, todos os reis da Mesopotâmia - situada entre os rios Tigre e Eufrates - possuíam seus jardins reais, onde sempre aconteciam banquetes e cerimônias.
Os jardins eram plantados sobre os terraços dos prédios de vários pavimentos onde se celebravam os rituais.
Com o trabalho de manutenção e irrigação, realizados manualmente, esses asilos de fecundidade e frescor tornaram-se ainda mais maravilhosos. Assim, os príncipes babilônicos puderam conhecer o prazer de aclimatar espécies, entre elas, destacam-se as palmeiras.
HISTÓRIA DO PAISAGISMO
JARDINS DA MESOPOTÂMIA
Os jardins mais famosos da Antiguidade foram os Jardins Suspensos da