História do método científico
O HISTÓRICO DO MÉTODO CIENTÍFo
DIREITO / 1º PERÍODO
Univali / Tijucas
INTRODUÇÃO
A metodologia científica sempre esteve em nosso cotidiano, mas não com a tecnologia que iremos apresentar.
Iniciaremos nossos estudos com a História da ciência, conhecendo alguns grandes colaboradores do método científico.
Analisaremos quais seriam os objetivos da metodologia científica. Por que entender seus objetivos? Qual a capacidade temática de um trabalho? Como organizar todos os seus projetos de pesquisa? Quais são os níveis de conhecimento?
Todas estas questões são fundamentais para que possamos trabalhar nas reflexões, pois se existe, é real! Você poderá não concordar ou querer mudar, mas temos que sempre pensar a respeito.
Por fim, nos estudos do trinômio vamos entender um pouco de como buscamos a verdade nos fatos. Busca que motiva a filosofia, investigando a verdade como seu maior valor.
“O verdadeiro confere às coisas, aos seres humanos, ao mundo um sentido que não teriam se fossem considerados indiferentes à verdadeira e à falsidade.” (Marilena Chaú)
REVOLUÇÃO CIENTÍFICA
Alexandre Kouré foi o criador do termo “revolução científica”, que iniciou no século XV.
Para ele, a revolução marcou o fim da Idade Média e o início do mundo moderno. Até então a religião propagava o modo de pensar, o conhecimento.
A revolução científica mostrou que é preciso ter uma estrutura, uma organização para se iniciar os experimentos, trazendo uma nova forma de pensar e comprovar os fatos.
Vejamos alguns dos grandes nomes da revolução científica.
Galileu Galilei, através de um experimento simples que todos os objetos aceleram na medida em que caem, Galileu nos faz perceber e começar a entender que determinadas regras de pesquisas são obvias.
Considerado um dos fundadores do método experimental e da ciência moderna, nos ensina que para se chegar à conclusão é preciso observar. É à base do método científico.
Francis Bacon sentiu a