história do Jornal
O jornal impresso foi um dos primeiros meios de comunicação que existiu, dizia-se que os marinheiros usavam este meio para fazer comercio marítimo, se isso for verdade pode-se dizer que além de informar, o jornal impresso serviu como propaganda para vender objetos, isto há alguns séculos atrás. Onde e como o jornal impresso surgiu? E para que? Qual era sua verdadeira intenção? Estas perguntas e muitas outras estarão sendo respondidas na leitura deste capitulo. As várias histórias do surgimento do jornal impresso encontra-se em alguns livros e pesquisas já realizadas, mais tudo indica que o primeiro jornal surgiu pelo o Imperador Julio Cesar, através de pesquisas nota-se que Julio Cesar ousou quando utilizou o jornal para falar com a população do seu império, como participava de muitas guerras militares, o veículo ajudou-lhe na divulgação das noticias relacionadas sobre as guerras e através disso acredita-se que ele fez um marketing da sua imagem.
(…) A Acta Diurna era uma publicação oficial do Império Romano, criada no ano de 59 a.C. durante o governo imperial de César. Ela trazia notícias diariamente para a população de todos os cantos do Império (e de fora dele) falando principalmente de conquistas militares, ciência e de política.
A Acta Diurna era um jornal escrito em tabuas de pedras e erguido em praça publica, para que a população pudesse ler, as pessoas eram muito carentes, não tinham condições de comprar o jornal caso fosse impresso no papel, pois o papel na era muito caro, então Julio Cesar funda esta ideia, que foi usada até o império de Augusto. Nesta parte nota-se que o auditório que Julio Cesar queria atingir, era o auditório universal, pois não queria que as informações escritas chegassem apenas para os ricos da época, mais sim queria atingir a população em comum sem restrições. Ao ver uma Acta Diurna, deve-se abrir em questão o tempo que se demorava para a informação ser veiculada, pois o trabalho feito aqui era totalmente